Grupo de Desenvolvimento

Clique abaixo e conheça os outros sites do grupo

Felício dos Santos recebe “Projeto de Fortalecimento da Indústria Artesanal”

No ultimo dia 24, foi realizada na cidade de Felicio dos Santos, reunião com a Associação dos Artesãos de Felicio dos Santos, o objetivo do encontro foi para agradecer a oportunidade que tiveram, onde alguns artesãos da cidade puderam participar do projeto.

A cidade de Felicio dos Santos também foi uma das cidades participantes do projeto que aconteceu em várias cidades ao longo da ESTRADA REAL em torno da produção artesanal. Por meio do financiamento do SESI e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG e implantação pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Pequeno Empreendedor (ICCAPE), o “Projeto de Fortalecimento da Indústria Artesanal”.



Abaixo a carta de agradecimento de Terezinha, Presidente da Associação dos Artesãos de Felicio dos Santos:

"Autoridades civís, militares, religiosas e lideranças municipais, presenças ilustres, visitantes e artesãos, sejam bem vindos

A atual valorização do meio ambiente e da diversidade cultural trouxe um pequeno resgate do valor par ao artesanato. O artesanato como qualquer outra expressão cultural está sujeto a influências que o modificam fortalecem ou enfraquecem. Essa atividade rapidamente vem se apromorando com o passar dos dias, porque os artesãos se dedicam cada vez mais a melhorar aparência dos seus produtos de forma a agradar até os observadores mais exigêntes.

O artesanato está reconhecido como um atividade economica em que o trabalho de inclusão social se faz urgênte e é por isso que tem sido o foco de projetos culturais. Esses projetos envolvem capacitação tanto para o desenvolvimento do empreendedorismo e o aprimoramento da cadeia produtiva, quanto para as funções nele aplicadas.

O municipio de Felício dos Santos dentre muitos outros também foi beneficiado com o "Projeto de Fortalecimento da Indústria Artesanal do Instituto Centro CAPE patrocinado pelo SESI-FIEMG".

O Projeto é uma iniciativa dos Instituto Centro CAPE e da Federação das Industrias de Minas Gerais - FIEMG, que visa capacitar artesãos com objetivo de certificação.

Os artesãos da associação ARTFEL deste municipio já passaram por um processo de avaliação e seleção pelo Centro CAPE onde foram onde foram avaliados pelo meio de critérios: produto, vontade e possibilidade de se tornar uma pequena industria artesanal e que realmente tenha uma produção efetiva. O produto terá que ser produzido em série, mas mantendo as mesmas características e qualidade daquele produto artesanal.

Hoje é o encerramento das etapas. Estamos muito felizes pela participação dos associados que de agora em diante têm uma motivação para produzir peças cada vez mais aperfeiçoadas e que poderão gerar fonte de renda não só para eles, mas também para outras pessoas que deverão ser envolvidas no trabalho da produção.

Somos gratos por esta iniciativa do CENTRO CAPE em acompanhar e capacitar os nossos artesãos. Muito obrigada pela iniciativa pioneira. "