Grupo de Desenvolvimento

Clique abaixo e conheça os outros sites do grupo

Tribos Indígenas são destaque na 24ª Feira Nacional de Artesanato

A 24ª edição da Feira Nacional de Artesanato (FNA), tem mais uma vez a cultura indígena em sua programação. Eles terão um espaço próprio com direito a Oca e uma cachoeira cenográfica na Arena Multiuso do Expominas, o que permitirá aos visitantes da feira, sentir como se estivessem em uma aldeia indígena, com direito à danças típicas e cânticos, em uma cenografia diferenciada com imagens da natureza e representações da fauna e flora brasileiras. Tudo isso tem como
objetivo aproximar os visitantes da cultura milenar indígena. 

Este ano, a novidade fica por conta da ampliação das etnias e novas tribos, que estarão presentes, como por exemplo, a Xerente (Tocantins), que se somará as já tradicionais tribos como a Guarani (Rio Grande do Sul), Patachó (Bahia/Minas) e Umutina (Mato Grosso). O artesanato indígena contará com peças tradicionalmente produzidas com sementes, penas, madeira e fibras naturais. Nesta edição participam cerca de 70 indígenas de 23 etnias. 

Destaque também para as representantes indígenas, Raimunda Nonata Silva Pinheiro (Kaxinawá) e Neulione Gomes (Umutina), que participaram da Exposição Mulher Artesã Brasileira que aconteceu na sede da ONU em Nova York, nos Estados Unidos da América. A exposição fez parte do projeto desenvolvido pela ABEXA que teve como objetivo divulgar a cultura e a economia brasileira por meio de artesãs que fizeram desse tipo de atividade não somente uma forma de subsistência, mas também uma motivação constante de transformação da realidade social.

As participantes já pensam nos lucros, pois com a divulgação pela mídia, seus produtos tem perspectiva de um bom faturamento. “Minha expectativa é de faturar mais que ano passado, agora que nosso artesanato é mundialmente conhecido”, comenta
Neulione.

A Feira Nacional de Artesanato é considerada pela comunidade indígena como uma ótima fonte de contato com os possíveis compradores de sua arte.

Para conhecer a programação completa acesse http://www.feiranacionaldeartesanato.com.br/