Grupo de Desenvolvimento

Clique abaixo e conheça os outros sites do grupo

Exposição destaque da ONU estará na FNA de 2013

O sucesso da exposição do Projeto “Mulheres Artesãs Brasileiras”, inclui além da produção de cada artesã, uma mostra de fotografia de Jayme de Carvalho Jr, que documentou o artesanato e o cotidiano de cada uma delas. Acontece também a exibição do documentário tema, com direção de Thiago Barbosa, fotografia de Fabiana Stig e produção de Nilza Barros.
A seleção das candidatas começou no final de 2012 e terminou em fevereiro deste ano. Os critérios foram inovação (que tenha potencial para mudar paradigmas de uma região, impactando outras pessoas), perfil empreendedor (com ideias visionárias e inovadoras), impacto social (que trouxeram mudanças significativas para a área e para a artesã), criatividade (por meio da trajetória de vida) e fibra ética (que emitam confiabilidade).

As artesãs escolhidas foram Raimunda Nonata Silva Pinheiro Kaxinawa, de 32 anos, do Acre; Wendy Sherry Oliveira Barros, de 34 anos, de Alagoas; Maria Marli das Chagas Oliveira, de 50 anos, do Amazonas; Maria Miguel de Oliveira, de 54 anos, do Ceará; Berenicia Correa Nascimento, de 55 anos, do Espírito Santo; Maria José Gomes da Silva, de 45 anos, Juracy Borges da Silva, de 50, e Gercina Maria de Oliveira, de 67, as três de Minas Gerais; Neulione Alves Gomes, de 42, e Lucileicka da Silva David, de 63, do Mato Grosso; Maria das Dores Ramos Silva, de 55, da Paraíba; Ivonete de Moura
Santana, de 56 anos, de Pernambuco; Raimunda Teixeira da Silva, de 50 anos, do Piauí; Monica Carvalho, de 55, do Rio de Janeiro; e Elsa Pozzobon Noal, de 70 anos, do Rio Grande do Sul.

O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Exposição de Artesanato (ABEXA), com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Instituto Centro Cape, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX – Brasil) e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência.

 

 

 

 

 

(Foto: Evandro Fiuza)