Grupo de Desenvolvimento

Clique abaixo e conheça os outros sites do grupo

Ensino a distância- EAD capacita artesãos em todo o Brasil

Quem já observou as divisas territoriais do Brasil, com certeza já deve ter tido a oportunidade de observar que lá no Amazonas, bem no extremo noroeste do Estado, o contorno do mapa do Brasil se parece com uma cabeça de cachorro. E é lá, no município de São Gabriel da Cachoeira, fronteira com a Colômbia e a Venezuela e distante 852 Km de Manaus, que duas pessoas, participam do Curso “Projeto de Fortalecimento do Segmento Artesanal Brasileiro -  EAD”.  Entre as alunas está a índia Wekopaco da Associação do Artesão Indígena – Assai. “O curso está sendo muito bom, estamos aprendendo para poder comercializar nossos produtos na Copa das Confederações, disse a índia.

            Comovente também é o depoimento de Maria Aparecida Maciel do Nascimento, a Cida, da Associação de Artesãos Nossa Senhora das Graças, do município de Pesqueira, em Pernambuco. “O curso está mudando nossas vidas. Todos tiveram que pôr a mão na massa. Eu devo isso ao Centro CAPE, que está nos ajudando muito na organização e estruturação da associação. Todos estão muito animados”, diz ela.

            E de Minas, Belo Horizonte, a Associação de Mulheres Empreendedoras e filhos – AMEF,  tem colhido bons resultados, participando do curso, de acordo com o diretor Leonário Rosa Silva Félix. “Com o apoio do Centro CAPE estamos organizando toda nossa documentação e assim podemos expandir nossos negócios”.

            O curso oferecido pelo Centro CAPE em parceria com a Fundação Banco do Brasil é um treinamento a distância via Internet, oferecido em quatro módulos e está preparando os artesãos que compõem as cooperativas e associações de todo o Brasil para que possam comercializar o artesanato produzido dentro dos padrões exigidos pelo mercado interno e externo.

            No 1º módulo, é trabalhada a parte legal das entidades, ou seja, uma revisão completa dos estatutos e a regularização de toda a documentação. No 2º módulo, o foco será o planejamento. No 3º módulo a comercialização e a embalagem e para finalizar no 4º módulo as questões de meio ambiente e sustentabilidade.

            Participam do projeto 70 instituições, entre cooperativas e associações, envolvendo 103 alunos. Para Denise Ranieri, tutora do curso, o trabalho, a perseverança e a persistência de todos os associados até o final do curso vai garantir que as organizações saiam preparadas para comercializar seu artesanato, sabendo valorizar seu produto e com uma mentalidade empreendedora, disse.

As inscrições para o curso de Fortalecimento do Segmento Artesanal Brasileiro – EAD, ainda estão abertas e para mais informações acesse: www.centrocapeonline.org.br ou entre em contato por e-mail ead@centrocape.org.br ou por telefone: (031) 3282-8289. 

Na foto, Denise Ranieri, Leonário Rosa Silva Félix e Paulo Marques.