Grupo de Desenvolvimento

Clique abaixo e conheça os outros sites do grupo

Tarde de bate-papo com Eberhard Baerenz

Tarde de bate-papo com Eberhard Baerenz

Presença ilustre no novo espaço de eventos  da Mãos de Minas

Na última quarta-feira(18), Eberhard Peter Baerenz, Presidente do CEFE Internacional, esteve na sede do Centro CAPE – Central Mãos de Minas – para uma tarde de discussão com os facilitadores CEFE brasileiros. O encontro teve como objetivo fazer um balanço da importância da metodologia CEFE implementada no Brasil nos últimos 23 anos.

A metodologia CEFE, é aplicada desde 1984 e está presente em mais de cem países. Consolidada pela GTZ – Sociedade Alemã de Cooperação técnica –, a metodologia possui princípios que se diferenciam de outras, como por exemplo: Considerar o empreendedor como centro da aprendizagem, fundamenta-se no processo de “aprender fazendo”, substitui as apresentações expositivas de conteúdos por atividades participativas como: experiências estruturadas, jogos e simulações.

Baerenz relatou antes mesmo do encontro a expectativa do que ia mostrar aos participantes. “Muitos Cefistas trabalham isolados e juntos podem fazer muito mais. Nós queremos juntá-los para abrir essas portas e discutir essas oportunidades. Outra coisa, é que eles não têm informação do que é o CEFE no mundo, e quero também convidá-los para participar dessa comunidade mundial. ”

Com a sala lotada de facilitadores licenciados, Baerenz fez duas dinâmicas animadas, que contou com a objetividade, companheirismo e inteligência dos participantes. Rafael Timo, empresário do ramo de consultoria, destaca a importância do evento para a vida profissional dele e da sócia Cristina. “Representou um dos momentos mais importantes na qualificação profissional. Não é todo dia que temos a oportunidade de compartilhar conhecimento, mesmo que breve, com Eberhard Baerenz ”. Rafael que trabalha com a metodologia há dez anos completa afirmando que se surpreendeu com o nível do ensinamento e dos participantes. “A gente vem pensando que não tem muito a aprender e sai com a bagagem fortalecida e satisfeito, mesmo com um espaço curto ter conseguido um resultado bacana”.

 

DIFUSORA

Para quem não sabe, o Centro Cape, através da GTZ e CEFE Internacional foi a entidade responsável por difundir metodologias participativas no Brasil, implantando os Jogos de Empresa, onde através de simulação de situações chega-se a uma discussão a uma situação similar na vida real. O primeiro curso CEFE foi realizado em novembro de 1991, ainda quando o Centro Cape era um departamento da Central Mãos de Minas.