Grupo de Desenvolvimento

Clique abaixo e conheça os outros sites do grupo

Artesanato mineiro chama a atenção de compradores internacionais

Sete compradores internacionais estarão em Minas Gerais, na próxima semana, para conhecer a produção artesanal mineira feita em Belo Horizonte e na região de Tiradentes e participar de uma Rodada de Negócios, onde irão conversar diretamente com 48 artesãos. A iniciativa integra as ações do projeto “Brasil Handcraft Discover”, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Sebrae e o Centro Cape. 

 

Participam do projeto compradores da França, EUA e Suíça. Eles estão à procura de peças artesanais com qualidade e design diferenciando, para serem comercializadas no exterior em lojas de museus, galerias de arte, lojas de departamento, pequenos centros comerciais e butiques

 

O objetivo do projeto é divulgar produtos e serviços brasileiros no exterior, gerando mais competitividade para micro e pequenas empresas do país. Também será uma oportunidade para estimular a presença do artesanato brasileiro em mercados importantes da Europa e Estados Unidos. 

 

Esses compradores negociam artesanato no mundo inteiro, assim, quando têm contato com os artesãos brasileiros para fazer encomenda de peças, eles orientam sobre tendências, exigências do mercado internacional e o também sobre o perfil do comprador final.

 

De 25 a 28 de setembro, os importadores irão ver de perto o processo produtivo de peças em madeira, ferro, tecido, além de bordados e cerâmicas feitos por artesãos de São João Del Rei, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Resende Costa, Prados e Lagoa Dourada, região conhecida como Trilha dos Inconfidentes.

 

A região tem uma produção artesanal diversificada, marcada pela identidade regional e qualidade do design e das matérias-primas, que desperta a atenção dos estrangeiros.

 

No dia 29 de setembro, os compradores retornam a Belo Horizonte, onde participam de uma Rodada de Negócios com os artesãos. Os produtos mais demandados são objetos decorativos e utilitários produzidos em madeira, tecido e cerâmica.

 

Rodada de Negócios de Artesanato

Dia 29 setembro, das 9h às 18h

Local: Centro Cape – Rua Grão Mogol, 662 - Sion

Belo Horizonte/MG

Fote: SebraeMinas
Crédito foto: Elzia Fiúza