Grupo de Desenvolvimento

Clique abaixo e conheça os outros sites do grupo

Programa da Produção Artesanal entrega certificação para Artesãs de Jequitibá

Aconteceu durante a tarde da última Quinta-Feira, (25), em Jequitibá, interior de minas, mais uma entrega de certificação do projeto da Produção Artesanal. As artesãs receberam das mãos da Coordenadora do Projeto e do Programa IQS (Instituto de Qualidade Sustentável), órgão vinculado ao Instituto Centro Cape, Ritha Jácome, o certificado da 1ª fase do Projeto. A CERTIFICAÇÃO confere ao artesão maior credibilidade e um diferencial para o seu negócio, melhorando a sua competitividade e com isso aumentando os seus ganhos

A entrega ocorreu na Câmara Municipal da Cidade de Jequitibá e contou com a presença do prefeito da cidade, além do Secretário de Turismo e Representantes da Emater. 
As artesãs certificadas foram : Alcione Simone Silva , Geralda Adriane A. Gonçalves, Dejanira de Souza Gonçalves, Marlene de Fátima A. de Almeida, Daniela A. Moreira de Araújo, Vânia S. de Almeira Santana, Vera Cristina Alves Teixeira.

O PROJETO de certificação acontece por meio de três etapas, onde na 1ª Etapa o artesão recebeu 24 horas de consultoria individualizada acontecendo no local onde efetua a sua produção.  Ao final desta consultoria, passam pela Auditoria para que seja comprovado que possuem uma gestão eficiente, ambientalmente e socialmente corretos e assim, recebem o selo de qualidade do IQS- 1ª fase, que se configura como um importante diferencial de mercado.

A certificação confere ao artesão um diferencial competitivo, pois a partir do momento em que ele se apropria de todas as informações relacionadas ao seu processo de produção e também do mercado, é possível implementar estratégias que visem obter melhor resultado financeiro. Contando com mais de 300 artesãos certificados, tendo a qualidade como resultado maior ao final do processo, o Projeto de Fortalecimento da Indústria Artesanal, foi iniciado em 2012, sendo uma parceria do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Pequeno Empreendedor (ICCAPE), SESI e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.