Grupo de Desenvolvimento

Clique abaixo e conheça os outros sites do grupo

Aberta na semana passada, a XIV Fenearte, de Pernambuco, homenageia as Mulheres Rendeiras

A XIV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que vai até o dia 14 de julho, promete transformar o pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, em um grande espelho para o reconhecimento do artesanato de Pernambuco, do Brasil e de 48 países.
Com mais de 5 mil expositores, ocupando 800 espaços em uma área de 29 mil m², esta edição homenageia o talento das mulheres rendeiras que,  ao tecer o seu dia a dia com a delicadeza dos fios, mantêm viva a tradição do ofício, repassando-o para diversas gerações. As rendeiras ganharam um espaço, a “ Galeria Mulher Rendeira” , com curadoria do arquiteto Carlos Augusto Lira, instalada no mezanino. Em uma área de 120 m² serão expostas peças de acervos diversos das rendas Renascença, Irlandesa, Tenerife, Bilro, Frivolité, Singeleza, Labirinto, Grampada e Macramê. Desde o produto final, como passadeiras, toalhas e outras criações, até os insumos de trabalhos como linhas, agulhas, riscos, almofadas e bastidores. O local receberá uma pequena mostra de vestuário e painéis informando sobre cada tipo de renda. TVs de tela plana exibirão um documentário sobre a atividade das rendeiras.

O ponto de destaque ficará por conta das mulheres rendeiras, que estarão presentes no espaço, demonstrando sua arte ao público e preservando nossa identidade cultural. Uma brincadeira virtual também vai integrar a Galeria: um aplicativo irá projetar, em tempo real, o usuário para diversos cenários ilustrados com temas de rendas. O visitante poderá selecioná-los com simples toques na tela e, ao final da brincadeira, poderá compartilhar sua foto nas redes sociais ou enviar por e-mail

Quem estiver em Pernambuco, pode aproveitar a oportunidade e ver de perto a beleza do artesanato pernambucano.

Confira algumas das atrações que acontecem durante a feira:

PALESTRAS  

Repetindo o sucesso do ano passado, palestras sobre design e artesanato serão ministradas ao público do evento, sempre às 16h.

TOP 100 Sebrae – Ainda na área externa, próximo às bilheterias, a Fenearte recebe o Top 100 Sebrae. O espaço reunirá objetos premiados para comercialização, oriundos das 100 unidades produtivas mais competitivas do País, apoiadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Pernambuco tem presença garantida com peças de 10 unidades premiadas. Os vencedores ganham reconhecimento nacional pelo trabalho que executam, além do direito de usar o selo “Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 3ª Edição” até dezembro de 2014.

OFICINAS GRATUITAS – Com o objetivo de difundir técnicas de artesanato e o resgate de trabalhos manuais, oficinas gratuitas serão oferecidas aos visitantes da Feira. O público poderá aprender as técnicas de confecção da renda Renascença e do Macramê,  além de conferir os processos de criação de máscaras e a modelagem do barro. Uma oficina com material reciclado ensinará a confecção de tapetes com a utilização de bambolês como teares. Neste caso, serão aproveitadas as mesmas tiras de malha utilizadas na ambientação da Galeria de Reciclados. A marca de aviamentos Pinguim ministrará aulas com linhas e bordados. Todas as oficinas são gratuitas.

PASSARELA FENEARTE – A diversidade das técnicas de rendas que costura todo o universo desta edição, também será revelada no espaço de moda da Feira.

A FENEARTE funciona até o dia 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Programação e mais informações podem ser obtidas pelo http://www.fenearte.pe.gov.br/2013/programacao/