Grupo de Desenvolvimento

Clique abaixo e conheça os outros sites do grupo

Sebrae lança manual sobre economia em embalagens

 

Matéria vinculada na Folha de S.Paulo - 05/08/2013

 

O material, que poderá ser encontrado nas unidades da instituição ou no site do Sebrae, dá informações como dicas para o desenvolvimento de embalagens de transporte e para venda e orientações obre formas de embalar diferentes materiais, como metal, porcelana, vidro e fibra natural.

Para a criação de embalagens com produtos reciclados, o manual dá dicas sobre como aproveitar caixas prontas, invertendo as que já foram usadas, por exemplo.

Ele também apresenta equipamentos que podem ser adquiridos por associações e cooperativas para a fabricação de sacos plásticos inflados ou para preencher embalagens com espuma.

Maurício Tedeschi, coordenador-técnico do projeto, diz que existe uma ideia de que gastar com embalagem é desperdício. A intenção do livro é modificar esta percepção, diz ele.

"Ainda existe uma cultura de se embalar as peças com jornal velho. É uma prática tradicional, mas acaba desvalorizando o produto. Quando você faz uma embalagem que agrega mais valor à peça, você transmite para o mercado esse conceito", afirma Tedeschi.

Confira a matéria na integra que conta com a entrevista da Presidente do Centro CAPE, Tânia Machado, a respeito da competitividade nas embalagens para exportação do produto.

Link - http://goo.gl/pmy4Nh