Grupo de Desenvolvimento

Clique abaixo e conheça os outros sites do grupo

Artesã do Vale do Jequitinhonha expõe peças em Nova York

 

Matéria vinculada na Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios - 12/07/2013 

 

Maria José Gomes da Silva é uma das 12 integrantes da delegação brasileira que participa de mostra nos Estados Unidos, 

Da pequena comunidade de Coqueiro Campo, no Vale do Jequitinhonha (MG), uma artesã arruma as malas para expor sua arte em argila na Exposição Mulher Artesã Brasileira, nos Estados Unidos. Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a mostra será realizada em setembro na cidade de Nova York.

Coqueiro Campo é um vilarejo igualzinho a dezenas de outros vizinhos, que sofrem com escassez de chuvas, poucas oportunidades de trabalho e, em consequência, êxodo de trabalhadores. Na época da seca, os homens partem para as plantações de cana-de-açúcar em São Paulo, deixando as famílias aos cuidados das mulheres, as viúvas das secas, que assumem a tarefa de sustentar a casa.

Mas é pela produção de artesanato em cerâmica que a comunidade mineira se destaca. Em especial o trabalho da artesã Maria José Gomes da Silva, mais conhecida como Zezinha, que desde os 15 anos produz peças de cerâmica nos intervalos entre as tarefas diárias na lavoura e dentro de casa. Ela será uma das três mineiras presentes à Feira nos Estados Unidos, que contará 12 expositores da delegação brasileira.

Veja a matéria na integra no link - http://goo.gl/JREOfj